Missão


A Fotografia a preto-e-branco é a manifestação mais nobre da 8ª Arte. Uma imagem vale por si, pelo que contém e pelo que comunica. Todos os elementos acessórios são expurgados (começando pela cor) a ponto de não se sentir a sua falta.

Este singelo blogue pretende celebrar a Fotografia a preto-e-branco, relevando o papel dos Fotógrafos que, em nossa opinião, mais contribuiram para esta Arte.
Em complemento, os Autores do blogue irão trazer aqui algumas das suas próprias criações a preto-e-branco. Consoante a época em que foram produzidas (de 1960 até à actualidade) utilizaram-se múltiplos procedimentos na elaboração destas imagens.

Os detalhes técnicos de cada fotografia são deliberadamente escassos. Como se pretende, as imagens valem por si e as particularidades do processamento são quase sempre irrelevantes.

As imagens dos Grandes Mestres frequentemente retratam lugares, pessoas ou acontecimentos do conhecimento público. Do mesmo modo, considerou-se pouco relevante a sua legendagem quando o que se pretende é despertar a atenção do visitante para o portfolio dos Mestres, suscitando a vontade de melhor os conhecer.

A Receita de Pedro Marzagão

Pedro Marzagão viu o analógico passar a correr pela sua juventude e rapidamente ceder o lugar ao digital.   O culto do preto-e-branco é aqui uma simples opção estética, que, a par da imagem a cores, vale apenas pelo que é capaz de transmitir.

É o digital que comanda todo o processo, quer no pós-processamento quer na captação da imagem.
 
O equipamento utilizado acompanha a evolução da tecnologia e a voracidade do tempo, em que tudo fica obsoleto mais rapidamente. 

A uma Fuji Finepix S602Zoom (3.1 MPix) seguiu-se uma Fuji Finepix S9600 (9.0 MPix) e, mais recentemente, uma Canon EOS 550D (18.0 MPix).
Para andar no bolso, uma Canon IXUS 90 IS (10.0 MPix).


Para ceder ao exotismo, uma Lomo Fisheye 2 (rangefinder 35mm analógica). Ainda outra Lomo acaba de juntar-se à panóplia...



O pós-processamento é maioritariamente efectuado com recurso ao Corel PaintShopPro Photo X2.

Nota de um outro Autor: Pedro Marzagão não tem tempo (e porventura não tem paciência) para alimentar blogues. Mas Pedro Marzagão tem imagens que são relevantes para este blogue. As imagens irão pois aparecendo, ao ritmo da sua disponibilidade.

2008

No comments:

Post a Comment